Grupo de Seresta Vozes da Maturidade

Avenida Prudente de Morais, 901, sobreloja, Cidade Jardim
Belo Horizonte MG 

Telefone: (31) 98296-8181

Grupo de Seresta Vozes da Maturidade

O grupo de seresta “Vozes da Maturidade” foi criado em 14 de fevereiro de 2008, por iniciativa e persistência de Maria Francisca Arantes Sarinho, a qual já tinha alguma experiência no assunto, por já ter participado anteriormente do grupo de seresta “Minas ao Luar”, da maestrina Diana Dalva e do coral do Clube da Maturidade, “Minas em Melodia”.
Maria Francisca já havia tentado antes criar um grupo de seresta no Clube, durante a gestão do senhor Carlos de Almeida, em 2006, então presidente do Clube da Maturidade, mas ela não obteve o necessário apoio do então presidente e, desse modo, a ideia não prosperou. Posteriormente, na gestão do senhor Oswaldo da Silva, eleito presidente em 2007, Maria Francisca teve a promessa e o apoio irrestrito do presidente Oswaldo da Silva, de criar a seresta, ligada ao Clube. A seguir, Oswaldo declarou que estava criado o grupo de seresta e, ato contínuo, indicou Maria Francisca para ser a coordenadora do grupo.
No dia da criação do grupo de seresta, ou seja, 14 de fevereiro de 2008, estavam presentes onze pessoas, as quais assinaram a respectiva ata de fundação. Constam como fundadores do grupo de seresta, além de Maria Francisca, o presidente Oswaldo da Silva, Darcy de Andrade, Getúlio da Silva Nery, Ignácio Dias Diniz, Maria da Conceição Campos, Marília de Lima Fantini, Antônio Ferreira Dinis, Sônia Maria Schettino, Antônio Aristides Chaves, Maria de Lourdes Costa, Dyla de Araújo Nunes e Nilce C. Amorim.
Os instrumentos musicais que iriam acompanhar o grupo de seresta constavam de um violão, duas maracas, um pandeiro e, posteriormente, um bandolim, instrumentos estes pertencentes aos membros do grupo.
No dia da criação do grupo e na presença dos fundadores, foi feita votação para a escolha do nome da seresta e, por sugestão de Maria Rita Borges Faria, foi escolhido, por unanimidade, o nome grupo de seresta “Vozes da Maturidade”.
Por sugestão da coordenadora, Maria Francisca, foi criada uma comissão responsável pela seresta, constituída de Maria Francisca, Maria Campos, Elce Deslandes Figueiredo e Marília Fantini. Os nomes das integrantes da comissão foram colocados em cartazes, nas dependências da sede administrativa do Clube, à Avenida Bias Fortes, 1008, para que todos os sócios tomassem conhecimento do fato.
A comissão responsável resolveu fazer um apelo aos sócios, colocando cartazes na sede administrativa, convidando os sócios que quisessem participar do recém-criado grupo de seresta. Além disso, a diretora social, durante o baile dos associados, fazia apelos aos sócios para participarem do grupo de seresta. A iniciativa foi um sucesso e o fato é que no segundo encontro do grupo, ocorrido no dia 21 de fevereiro de 2008, na sede social do Clube, à Avenida Prudente de Morais, 901, sobreloja, estavam presentes trinta pessoas, as quais assinaram a ata do encontro em tela, ratificando, desse modo, o grande interesse das pessoas em fazer parte do grupo “Vozes da Maturidade”.
Após o segundo encontro do grupo entraram para o “Vozes da Maturidade” Maria do Carmo M. Braga, Sônia de Miranda Brandão, Osmarina Gonçalves Morato e Maria Conceição de Queiroz Alves. Posteriormente, integraram o grupo o percussionista Tarcyso Bellico Passos, com seu afoché e suas maracas, Hilda Vittori, João Ribeiro, Maria da Conceição Araújo Magalhães, o percussionista Walfrido Palhares, com sua timba e o animador cultural Júlio Varella, emprestando ao grupo sua experiência de 50 anos de animador cultural.
Deve-se ressaltar que, nos primeiros momentos, era a organista Elce Deslandes Figueiredo que orientava o trabalho da Maria Francisca, dando-lhe instruções por telefone e em conversas informais, porque Elce não podia estar presente aos ensaios da resta, mercê de seus inúmeros compromissos junto aos alunos de teclado e do coral “Minas em Melodia”.
Elce recomendava à Maria Francisca que, durante os ensaios, o violinista deveria ser o responsável pelo ensaio, orientando o andamento de cada música, pois dele dependiam o ritmo e a sequência da música a ser ensaiada.
No começo da seresta, o violinista responsável, Getúlio e os percussionistas não recebiam nenhum tipo de pagamento e faziam um trabalho voluntário. Só depois de algum tempo é que ficou combinado que eles receberiam um pagamento por apresentação, estipulado posteriormente em R$ 30,00.
Em 2012, foi convidada a maestrina Eliane Fagioli de Almeida, para cuidar da direção técnica e artística da seresta, com remuneração mensal de um salário mínimo, mas como o Clube não podia mantê-la e os seresteiros não podiam arcar com essa despesa mensal, a maestrina, depois de quase um ano de trabalho, decidiu deixar o grupo.
Em 12 de junho de 2008, durante o ensaio das 17h, o grupo de seresta “Vozes da Maturidade” promoveu um encontro de confraternização com o coral do Clube, “Minas em Melodia”. Durante o encontro, a sócia Nilce Doroteia quis homenagear a senhora Lucy Righi e pediu ao “Vozes da Maturidade” que cantasse a música “Rosa”, de Alfredo da Rocha Viana Filho, vulgo Pixinguinha e Otávio de Souza, no dia do aniversário da homenageada. Com efeito, no dia 22 de outubro de 2008 os seresteiros se apresentaram pela primeira vez durante o baile realizado na sede social do Clube, homenageando a aniversariante Lucy Righi, com a música “Rosa”, ensaiada com afinco e dedicação, a fim de dar uma boa impressão à plateia. De fato, a apresentação foi muito apreciada pelos presentes, com manifestações de aplausos calorosos.
Como essa experiência foi bem-sucedida, o grupo de seresta foi convidado a cantar todo mês, a fim de homenagear os aniversariantes do mês, em geral sempre no último sábado de cada mês. Posteriormente, essa data foi mudada para a última quarta-feira de cada mês. E isso acontece até hoje, com muito entusiasmo, alegria incontida e enorme satisfação dos sócios presentes ao baile.
A segunda apresentação do “Vozes da Maturidade” ocorreu no dia 26 de novembro de 2008, no baile dos aniversariantes do mês. Nesta ocasião, Josenite se integrou ao grupo, trazendo seu bandolim, fato que enriqueceu o grupo, dando-lhe mais visibilidade, juntando-se ao violão, às maracas e ao afoché e pandeiro.
Com a entrada no grupo de Walfrido Palhares dos Santos, no final do ano de 2008, o presidente Oswaldo da Silva comprou uma timba, instrumento de percussão, que veio dar um colorido diferente ao ritmo da seresta, associando-se ao pandeiro, violão, afoché, às maracas e ao bandolim.
A última apresentação do grupo, em 2008, deu-se na residência da organista Elce Deslandes, que convidou o “Vozes da Maturidade” a se apresentar lá, cantando a canção “Lua Branca”, de Chiquinha Gonzaga e Nivaldo Maciel. Tratava-se da festa organizada pela Elce, para abrilhantar as apresentações de seus alunos de teclado, fato que ocorre geralmente na penúltima semana de dezembro.
Em setembro de 2009 a música “Estão Voltando as Flores”, de Paulo Soledade, foi escolhida como hino oficial do grupo. Também nessa mesma época foi constituída a diretoria, ficando assim organizada: Maria Francisca, coordenadora; Maria Rita, secretária; Sônia Brandão, vice-secretária. O cargo de tesoureiro só foi criado muito tempo depois.
A coordenação do grupo foi realizada por pessoas diferentes, mas Maria Francisca é que ficou mais tempo, desde a fundação do grupo até hoje. Já passaram pela coordenação Maria Aparecida Aleixo, Neusa Cândido, o casal Darcy e Osmarina e Oswaldo da Silva.
Através de proposta feita por Maria José Lage Otoni, grande e incansável incentivadora e apoiadora do grupo de seresta, a proposta dela foi prontamente acatada pela diretoria do Clube da Maturidade: instituir um bingo, a ser realizado na primeira quarta-feira de cada mês, cujo objetivo era criar um fundo permanente para o grupo de seresta. O motivo da proposta em tela era ajudar o grupo a se manter de forma adequada, sem ficar à mercê de ajuda financeira, que nem sempre vem.
Em 22 de setembro de 2011 integra o grupo Neusa de Araújo Fernandes, diamantinense amante da seresta.
Evento muito importante e memorável do “Vozes da Maturidade”, verdadeiro desafio, aconteceu no dia 6 de junho de 2010, quando ele, a convite dos organizadores do programa da TV Horizonte, apresentou-se, pela primeira vez, no programa televisivo “Dedo de Prosa”. Na oportunidade, o grupo cantou estas quatro músicas: “Velho Realejo”, de Custódio Mesquita e Sadi Cabral; “Seresta”, de Newton Teixeira, Alvarenga e Ranchinho; “Carinhoso”, de João de Barro e Noel Rosa e, finalmente, “Estão Voltando as Flores”, de Paulo Soledade, hino do grupo.
Na apresentação do programa “Dedo de Prosa, o ‘Vozes da Maturidade” teve a direção técnica de Maria do Carmo M. Braga, tendo o Getúlio no violão, o Eduardo, vulgo Dudu, do grupo de seresta “Minas ao Luar”, no acordeom, a Josenite no bandolim, o Tarcyso Bellico no afoché, o Walfrido Palhares na timba e o Darcy Andrade no pandeiro. Houve também a participação de um clarinetista, convidado especialmente para esse evento.
Apesar do receio inicial do grupo, pela falta de experiência, a apresentação no “Dedo de Prosa” foi bem-sucedida, e o grupo, formado, na ocasião, por vinte e dois componentes, apresentou-se com camiseta vermelha, calça e sapatos pretos.
O grupo usa, alternadamente, dois uniformes: camisa vermelha e branca, calça e sapatos pretos e antes de cada apresentação, combina-se o tipo de uniforme a ser usado pelos membros do grupo.
Durante o carnaval de 2012, promovido pelo Clube e intitulado “Pierrô e Colombina”, o “Vozes da Maturidade” resolveu participar e contou com a colaboração de Marlene Denise, a qual assumiu e idealizou as fantasias de “O Cravo e a Rosa”, ideia de Walfrido Palhares, aceita por todos os integrantes do grupo. Em seguida, todos os membros do grupo participaram da confecção das fantasias e João Ribeiro ficou encarregado de mandar fazer as blusas.


GRUPO DE SERESTA VOZES DA MATURIDADE

Responsável técnico: Prof. Adamor Neves, Secretária: Conceição Magalhães, tel: 99113-9953 e 2514-1481

Mostrar o Mapa

Informações do Local


Categorias: Organização não lucrativa

Hours

Qui: 16:30 - 18:45



Informar um Problema

Belo Horizonte Tweets

Glauber Afonso
Glauber Afonso
Shuttle run pra fechar a semana

POR DENTRO DE TUDO
POR DENTRO DE TUDO
Acesse: https://t.co/8eeuQMDlmm #pordentrodetudo #matozinhos #pedroleopoldo #jornal #vetornortemg #setelagoas… https://t.co/Z7vKrhYT1A

Liliane Martins
Liliane Martins
BALLOON

BH em Detalhes
BH em Detalhes
Little Joe Pizza Bar #bhdetalhes #belohorizonte #pizza #pizzabh #littlejoepizzabar #drinks https://t.co/vTlbRZFDrf https://t.co/fPBEl93GWT

Richard Castro
Richard Castro
TPA com direito a banho de bolhas noturno. Waterchange with a nice overnight bubble shower. #aquarioplantado… https://t.co/npnlIImDFY

BRAVE CF
BRAVE CF
Now look at the info graphics of Bruno Assis history maker! #Middleweight #MMA #BRAVECF25

BRAVE CF
BRAVE CF
Look at the numbers of @MarloncamDerik #MMA #BRAVECF25

Paullo gallas #KARNAGERC
Paullo gallas #KARNAGERC
Relax #photography #relax #belohorizonte #goodvibes https://t.co/lyUd3EzPJo

loversabroad
loversabroad
Gorgeous sunrise over Brazil #firstclass #group1 #priority americanair #AmericanAirlines #BeloHorizonte #Brazil… https://t.co/Z5UW1CTFSo