Sindicato dos Oficiais Alfaiates e Costureiras de Belo Horizonte e Região

R. dos Tamoios, 462 - Centro
Belo Horizonte MG  30120-050

Telefone: 31 30477810

O Sindicato foi fundado em 06 de março de 1938, por um grupo de alfaiates, liderado pelo Sr. Dorival Gomes e Joaquim Francisco Paraiso, sendo o Sr. Dorival Gomes, eleito o primeiro presidente da entidades, hoje falecido. O Sindicato foi reconhecido oficialmente pelo pelo Ministério de Trabalho em 31 de dezembro de 1942. Foram também dirigentes, na qualidade de presidentes os senhores: Humberto Fagioli, Humberto Baroni.

Na época da ditadura militar, o Sindicato dos Alfaiates, como outras entidades representativas dos trabalhadores, sofreu intervenção, sendo designados os senhores: José Luiz da Silva, Teotônio dos Santos e Geraldo Figueiredo, como interventores. Em 1967, assume a presidência da entidade o Sr. Wat Gomes, tendo permanecido como presidente até o dia 27 de janeiro de 1989, quando foi eleito o presidente atual, Sr.Antonio Carlos Francisco dos Santos.

A primeira denominação foi Sindicato dos Oficiais Alfaiates de Belo Horizonte, sendo posteriormente mudado para Sindicato dos Oficiais Alfaiates e Costureiras e Trabalhadores nas Indústrias de Confecções de Roupas de Belo Horizonte, com a expansão do setor das industrias das confecções.

Em 22/12/81, foi feita extensão de base de representação territorial, passando a representar também os trabalhadores do município de Contagem.

Em 1989, o Sindicato teve novamente alterado a sua base de representação, passando a representar todos os trabalhadores do setor, em todos os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, passando dessa forma a representar os trabalhadores de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

O Sindicato, possui atualmente cerca de 4.000 trabalhadores sindicalizados de uma categoria em torno de 15.000 trabalhadores na base de representação.

Benefícios que o Sindicato oferece aos trabalhadores e dependentes: 2 dentistas, 2 médicos de Clínica Médica, 1 Pediatra e 2 Ginecologistas, além de diversos Convênios com Cliínicas, Laboratórios, Clube dos Tecelões, Óticas, onde os trabalhadores obtêm excelentes descontos. Além disso o Sindicato tem advogados em todas as especialidades.


Possui também o Jornal do Sindicato, o Jornal “ALERTA”, que é o canal de comunicação direto com o trabalhador, pois é distribuído diretamente ao trabalhador em seu local de trabalho.

Possui também o DISQUE DENÚNCIA, onde o trabalhador pode encaminhar as denúncias de irregularidades nas empresas, através DDG (ligação gratuita): 0800 703 5120, informando o nome da empresa, as irregularidades, sem precisar se identificar. As denúncias recebidas são imediatamente encaminhadas para a fiscalização do Ministério do Trabalho.

Além disso, o Sindicato criou em 1995, o Instituto de Promoção Social e Humana Darcy Ribeiro, onde através de convênio com a Setascad, hoje Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes, ministra cursos de qualificação e requalificação profissional para trabalhadores em todas as especialidades com recursos do FAT – Fundo de Amparo do Trabalhador no PEQ - Programa Estadual de Qualificação Profissional.

No início de sua fundação a maioria de seus membros era composta de homens, já que àquela época as alfaiatarias eram maioria, com o passar dos anos, devido ao aumento do número de indústrias, hoje as mulheres são a imensa maioria de seus membros, cerca de 90% no total da categoria.

Em 1992, a Câmara Muncipal de Belo Horizonte, concedeu ao Presidente do Sindicato, Sr. Antonio Carlos Francisco dos Santos, a medalha do Mérito Legislativo Municipal, pelos serviços prestados pela entidade à comunidade. O Sindicato participa como membro do COMAM – Conselho Municipal do Meio Ambiente.

O Sindicato também foi homenageado pela Prefeitura de Belo Horizonte, recebendo uma placa de PARCEIRO DO CENTENÁRIO, por ocasião das comemorações do centenário de Belo Horizonte.

Hoje com 73 anos de fundação o SINDICATO DAS COSTUREIRAS DE BELO HORIZONTE está preparado para o futuro, na defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores.

Aqui você pode obter informações complementares sobre o funcionamento do sindicato. Duvidas ? Estamos prontos a atende-los.

Mostrar o Mapa Website

Informações do Local


Fundado: O Sindicato foi fundado em 06 de março de 1938.

Categorias: Organização não lucrativa, Outra




Informar um Problema

Belo Horizonte Tweets

roma
roma
mírame, bebé pues soy como una trampa para ti

Guilherme Gonçalves
Guilherme Gonçalves
☀️ Lorenna . . . . #guilhermefotografia #fotografodebh #streetshooting #lifestyle #belohorizonte #editorial… https://t.co/N7xqGMqowp

LOOK her at now #bh #QuintaDetremuraSDV https://t.co/cYXXlveMjG

Espanhol Españolete
Espanhol Españolete
2- « lo » es utilizado como objeto directo Ejemplo: — ¡Quiero comprar un coche! — Pues, cómpralo <-- (lo- sustitu… https://t.co/o0cURFsSux

DZAY
DZAY
BOM DIA aquí esta el niño de aranjuez #medios #belohorizonte @supernoticiafm

Sete Lagoas Hospedagem
Sete Lagoas Hospedagem
RT A12Fabiola: RT T1WBH: #belohorizonte #criação #sites #hospedagem e #divulgação #Agência #publicidade #digital… https://t.co/V5Cg7YlCCF

Sete Lagoas site
Sete Lagoas site
RT A12Fabiola: RT T1WBH: #belohorizonte #criação #sites #hospedagem e #divulgação #Agência #publicidade #digital… https://t.co/zqWpMczVjI

crazinisT artisT
crazinisT artisT
Just before the show was a show! Stay tuned for updates strikethrough at the @giselejota Belo Horizonte… https://t.co/fQ7MnotIN9